sexta-feira, 13 de março de 2015

Dieta do Cetônico acelera o metabolismo



Deixe um comentário
A Dieta do Cetônico ou Dieta Cetônica é famosa por emagrecer muito rápido, pela queima dos corpos cetônicos (Dieta Cetogênica) em razão da eliminação do consumo de carboidratos.
É uma dieta para emagrecer rápido porque eliminando os carboidratos (acúcares, grãos, amidos, etc) há a substituição por proteína e gorduras,acelerando o metabolismo e eliminando a energia rápida do corpo em seu funcionamento. Isso faz com que o corpo quebre as reservas de energia e enfim faz emagrecer.

O QUE SÃO CORPOS CETÔNICOS?

Os corpos cetônicos são 3 substâncias solúveis em água DERIVADAS  da quebra dos ácidos graxos para fornecer energia no fígado e no rim em razão da falta de glicose do carboidrato. São verdadeiras fontes de energia para o coração e para o cérebro. Para o cérebro ainda são fontes vitais de energia durante o regime.
Os 3 corpos cetônicos são o acetoacetato,betaidroxibutirato eacetona.
O QUE ACONTECE COM O CORTE DOS CARBOIDRATOS DA DIETA
  • Depois de 3 dias sem carboidratos, há uma queda no índice glicêmico do corpo e então o cérebro recebe 30% de sua energia a partir dos corpos cetônicos. Depois de 4 dias, a porcentagem sobe para 70%(inicialmente, o cérebro não queima as cetonas, pois são importante substrato para a síntese de lipídios no cérebro), mas nesse estágio o cérebro já é mais permeável às gorduras e aos corpos cetônicos e passa a queimá-los.
    Dieta do Cetonico
    A atriz Renata Dominguez emagreceu com essa dieta da proteína…

POR QUE A DIETA CETONICAFUNCIONA

A Dieta Cetônica funciona porque quando se elimina os carboidratos o corpo então busca energia nas gorduras (ácidos graxos), que são transformadas em corposcetônicos, que fazem o corpo funcionar.
Atenção: é uma dieta agressiva porque para conseguir emagrecer rápido você elimina qualquer consumo de carboidratos nas primeiras 48 horas da dieta e já sentirá a diferença do culote e da barriga.
É a teoria da Dieta das Proteínas, em que o corpo ataca as gorduras acumuladas no organismo. O Cardápio é livre, como na Dieta das proteínas do Dr. Atkins e na Dieta de South BeachAditivada, apenas havendo alimentos permitidos e proibidos.
EXPLICAÇÕES E DÚVIDAS DA DIETA:
  1. A porcentagem de emagrecimento por semana varia de organismo para organismo;
  2. Observe o comportamento do seu organismo; dor de cabeça é um sinal de que o corpo não está bem, modere e volte a comer carboidrato;
  3. Para fazer essa dieta o corpo tem de ser saudável, não pode ter qualquer doença, e necessita acompanhamento médico para evitar prejuízos desnecessários à saúde;
  4. Você pode ir eliminando carboidratos gradativamente dia a dia para seu corpo ir acostumando, sem ter efeitos graves, é a dieta moderada do cetônico.
  5. Existem semelhanças com a Dieta de South Beach e do Dr. Atkins.
A QUEIMA E A RESTRIÇÃO DOS CARBOIDRATOS
Os carboidratos são a fonte principal de energia do corpo, formados porsacarídeos; estes são combinados e formam os principais tipos de carboidratos: açúcares e amidos.
-Os açúcares são carboidratos simples (monossacarídeos ou dissacarídeos)
- Os amidos são carboidratos complexos (no mínimo 10 moléculas de sacarídeos), que necessitam quebras antes de absorção pelo corpo. Para os especialistas, estes é que devem ser consumidos como fonte de energia para o corpo e são encontrados nas frutas, vegetais, batatas, derivados de grãos integrais, pãos integrais, massas integrais e cereais.
GORDURASprato dieta cetonico
As gorduras também estão no grupo dos nutrientes para o corpo, mas altamente concentrada e usadas para acionar as reações químicas do organismo.
  • As gorduras são: saturadas einsaturadas. Pequenas quantidades de ácidos graxos, liberados de gorduras digeridas são utilizadas para estrutura das células; as gorduras são valiosíssimas também para o transporte das vitaminas A,D, E e potássio.
A DIETA do CETONICO ou CETÔNICA
A estratégia da Dieta do Cetônico é forçar nosso corpo consumir o estoque de gorduras como geração de energia, pelasuspensão do consumo de carboidratos.
Há uma divisão por cima da dieta do cetônico em 3 Fases que ao todo duram duas semanas.:
1ª Fase: Eliminam-se todos os carboidratos da refeição de 2 a 3 dias, dependendo do comportamento do organismo (metabolismo diferente de cada corpo); eliminando-se o carboidrato o corpo inicia a cetogênese com a produção dos corpos cetônicos (explicados acima) e queimando-se as gorduras acumuladas em nossa pele.
Cuidados dessa fase: observar o corpo para não ocasionar acetoacidose (tipo de acidose metabólica causada por altas concentrações de cetoácidos, formados pela desaminação dos aminoácidos, que podem causar desidratação, diurese, náuseas e vômitos, dor abdominal, letargia…)
2ª Fase: teremos uma tolerância no consumo de carboidratos de até 20 gramas diárias (é pouco mesmo), o que equivale a 10% da necessidade diária do corpo. Nessa fase você tem uma redução natural do apetite.
3ª Fase: agora, você pode consumir também várias frutas, desde que em sua composição tenha menos de 10% decarboidratos.
A dieta do cetônico dura no máximo 15 dias sem interrupção. Depois, você tem que interromper a dieta por pelo menos três dias, podendo ser feita novamente mais 1 vez por outro período de 15 dias.
- Nunca faça essa dieta por mais do que os 2 períodos ou mais do que 15 dias cada período, sob pena de graves problemas de saúde ao organismo.
ALIMENTOS LIVRES PARA COMER NAS 3 FASES
Estes alimentos você pode comer à vontade:
  • VERDURAS E LEGUMES: repolho, alfaces, pepinos, abóbora, tomate, couve flor, couve, brócolis, jiló, palmito, azeitonas, pimenta, cebola, quiabos, nabos, rabanetes, acelga, salsão, chicória, escarola, berinjela, pimentão e salsa.
  • BEBIDA: café, chá de ervas, suco de limão sem açúcar com adoçante – menos com limão rosa, refrigerantes DIET (escolha os que não tenham carboidratos).
  • EXEMPLOS PERMITIDOS: creme de leite, bacon, ovos, linguiça de porco, carne de peixe, carnes brancas em geral, presuntos cozidos, queijos, natas, nozes.
ALIMENTOS VEDADOS NA DIETA CETÔNICA:carboidratos são vedados
  • CEREAIS: arroz (qualquer tipo), milho e trigo;
  • LEGUMES: feijão, lentilhas, grão de bico, amendoins, ervilhas;
  • FRUTAS:  que possuam + de20% de carboidrato: bananas, figo, uvas, ameixas e caqui;
  • TUBÉRCULOS: batata americana, batata-doce, mandiocas, etc;
  • AÇÚCARES: sacarose (açúcar da cana ou da beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar do leite), maltose (açúcar do malte), frutose ou levulose (açúcares das frutas);
  • EXEMPLOS PROIBIDOS: leites, todas as bolachas, farinhas, mel, geléias, apresnuntados, cervejas, massas, cenoura, beterraba, maisena, iogurtes, achocolatado, pudim, salsichas, todas as conservas, sagus, salgados em geral e tortas, bolos, etc.
DICAS DA DIETA CETONICA:
- Pratique atividades físicas diárias para acelerar o emagrecimento nessa dieta.
- Para evitar que ocorra HipoGlicemia, pode comer à vontade os alimentos permitidos, para poder ter energia para seu dia a dia e ainda para sua atividade física.
- Não coma qualquer carboidrato para não atrapalhar na reprogramação do corpo e na queima dos cetônicos.
- Nos 2 primeiros dias, só é possível consumir acidentalmente até 5 gramas de carboidratos e do terceiro dia em seguinte até 40 gramas diários de carboidratos (é quase nada mesmo).
- coma no máximo a cada 3 horas; para lanchar e evitar a fome em casos extremos, uma dica é o Queijo Polenguinho, que tem pouco carboidrato (2 g).
- qualquer tipo de queijo pode ser comido, bem como o creme de leite.
- refrigerante zero pode, mas sabemos que refri não ajuda em nada as dietas, pense nisso.
- todas as verduras com exceção dos tubérculos (raízes) são livres.
- o ideal é não beber bebidas alcoólicas na dieta, e você sabe por que, as calorias são más e representam um grande problema para quem quer emagrecer.
- não há cardápios prontos e seja inteligente ao escolher os alimentos.
- salsichas e embutidos são duvidosos, sempre leia no rótulo a quantidade de carboidrato: só se tiver 1 grama por unidade é possível comer 1 salsicha por dia.
- chicletes: até 1 cartela de 5 unidades trindent zero açúcar é possível.
ALIMENTOS PARA COMER DEPOIS DOS 15 DIAS
São as frutas que possuem menos de 10% de seu peso em carboidratos. Coma no máximo 3 porções por dia:
  • morangomorangos na dieta do cetônico
  • pêssego
  • abacate
  • abacaxi
  • goiaba
  • jaca
  • limão
  • castanhas
  • leite de coco
  • figo
  • maracujá
  • caju
  • carambola
  • melão
SUGESTÃO DE CARDÁPIO para a 1ª Fase
Café MatutinoChá Gelado, Café, Presunto, Omelete Simples ou com Queijo e Presunto, Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos, Queijos, Salaminho.
Para Almoçar: Salada de folhas verdes escuras, Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros), Salpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu, vagem e tomate), Lingüiça caseira, Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou Mexilhões, Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos Cozidos, Omelete Simples ou com Queijo e Presunto
Lanche Vespertino: Chá Gelado ou Quente, Café, Queijo, Salame, queijos
Para Jantar: Saladas, Carnes magras, Queijos
CARDÁPIO APÓS A DIETA, PARA MANUTENÇÃO
Após considerar finalizada a dieta (depois de uma ou duas quinzenas com o espaço de descanso entre elas para quem opta por fazer 2 períodos), uma sugestão é o cardápio abaixo:

Escolha uma das opções de cada grupo abaixo para cada refeição:

Café Matutino
  • Uma fatia de melão / três fatias de presunto magro / duas fatias de queijo prato / 2 fatias de pão integral / chá de ervas ou de frutas
  • Um iogurte batido com morangos (e adoçante) / duas fatias de presunto magro / 1 fatia média de queijo-de-minas / um copo (200 ml) de suco de mamão
  • Uma taça de salada de frutas / um pote de iogurte desnatado / um copo (200 ml) de suco de acerola
  • Uma torrada integral com 1 fatia média de ricota / meio papaia / uma xíc. leite desnatado, café ou chá verde
  • Um iogurte natural + duas col. sopa de aveia + meio mamão papaia / uma xic. leite desnatado, café ou chá.
  • Uma taça de salada de frutas / um pote de yogurte desnatado / um copinho de suco de melão
  • Uma fatia grossa de queijo minas / uma xic. leite desnatado café ou chá / 1 pera
Lanche Matutino, Vespertino e Ceia
  • Um queijo polenguinho
  • Um iogurte de frutas
  • Uma fatia de queijo minas
  • Um iogurte light
  • Fatia de melão
  • Um xíc. de morangos
  • Um copo de suco de limão com adoçante e um polenguinho
  • Um danoninho  e um copo de suco de caju
  • Um polenguinho + 1 água de coco
  • Um polenguinho e um chá verde
  • Uma torrada integral e requeijão light ou ricota
  • Um frozen iogurt ou 2 danoninhos
  • Um copo de suco de morango ou melancia.
  • Dois polenguinhos e chá diet
  • Uma maçã ou pera
Para Almoçar
  • Um filé de salmão grelhado (180 g) / seis colheres de brócolis refogado / Um prato de salada verde temperado com azeite de oliva, limão e sal / Um copo (200 ml) de suco de maracujá
  • Uma berinjela recheada com carne moída / seis colheres (sopa) de espinafre refogado / Um prato de salada de folhas temperado com azeite de oliva, limão e sal.
  • Quatro salsichas de peru cozidas ou grelhadas / 2 colheres de sopa de repolho refogado / Uma colher (sopa) de mostarda / 1 prato de salada de folhas verdes e tomate com molho shoyu / Um copo de limonada
  • Seis colheres (sopa) de picadinho de carne / 2 colheres (sopa) de arroz integral / 1 prato de salada de folhas (temperada comshoyu) / Uma fatia de melancia ou melão
  • Um omelete (3 claras e 2 gemas) com Uma fatia de queijo branco / 6 colheres (sopa) de legumes cozidos / Um prato de salada de folhas (temperado com azeite de oliva, limão e sal) / Uma fatia de abacaxi
  • Um bife grelhado 150 g / 6 colheres (sopa) de couve flor cozida / 1 prato de salada de folhas (temperado com azeite de oliva, sal e limão) / Uma fatia de abacaxi
  • Duas coxas de frango assadas sem pele / 6 colheres (sopa) de abóbora refogada Um prato de salada de folhas com palmito (temperada com shoyu) / Uma tangerina
Para Jantar
  • Um prato fundo de salada: alface crespa + agrião + 8 tubetes de kani + 40 g de queijo tofu em cubos / molho: 1 colher (sopa) de mostarda, suco de meia laranja, 2 colheres (chá) de azeite de oliva
  • Um filé grande de frango grelhado ou assado com cebolas / 1 prato de salada: alface, rúcula (ou agrião), pepino, com 1 colher (sopa) de nozes picadas e molho de iogurte
  • Um prato de salada: alface, tomate e cenoura, 1 filé de frango grelhado em cubos, uma col. sopa de molho de iogurte. Nesse caso, para ceia meio mamão papaia.
  • Um filé de salmão (180 g) ensopado com legumes / salada de folhas, tomate e lascas de parmesão (temperada com uma colher de chá de azeite)
  • Um sanduíche com pão integral, atum (em lata), cenoura ralada e 1 col. de maionese light / Um prato de salada de folhas (com azeite e sal)
  • Um prato de sopa de legumes (abóbora, acelga, chuchu, cenoura, alho poró, espinafre, tomates etc.) / Um filé de frango (150 g) grelhado ou assado com fatias de cebola e tomate / Um prato de salada de alface (temperado com molho de iogurte)
  • Um hambúrguer (180 g), Um prato de salada de pepino, folhas verdes, tomate, com tempero a gosto.
  • Uma xíc. leite desnatado, café ou chá

0 comentários:

Postar um comentário